24º AMADORA BD

Festival Internacional de Banda Desenhada . Cenários

Espaços expositivos | Reutilização de materiais existentes
,i_P_24AmadoraBD (2)
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O projeto para o AMADORA BD 2013 desenvolve-se em torno do tema “Cenários” proposto para o Festival, conjugando-o com a necessidade de reutilização de materiais de edições anteriores do Festival.
Neste contexto, o projeto recorre a estratégias de construção de cenários, permitindo ao visitante a perceção do lado representativo do cenário bem como, em diferentes momentos do percurso, a perceção do lado estrutural deste, normalmente reservado aos bastidores. Deste modo põe-se em evidência o caráter dual de frente e trás, interior e exterior, acabado e inacabado.

O Festival decorre em dois espaços distintos do Fórum Luís de Camões – o pavilhão polidesportivo e um dos pisos do parque de estacionamento – sendo utilizados elementos existentes em cada um dos espaços como parte integrante da intervenção, proporcionando momentos singulares que sugerem que a criação do “lugar” pode ser a base para o cenário de uma história.

Ao longo do percurso o visitante é levado a percorrer espaços que ora se apresentam como “frente de cenário” ora exibem os elementos estruturais que dão forma a esses cenários.

As bancadas do polidesportivo são utilizadas como elemento gerador para dar forma ao auditório, por sua vez o espaço do auditório articula com a intervenção geral que ocupa o centro do pavilhão, promovendo desta forma, uma circulação perimetral em torno do volume construído.

,i_P_24AmadoraBD_AXO

Piso 0 . Intervenção pavilhão polidesportivo

,i_P_24AmadoraBD (3)
,i_P_24AmadoraBD (5)
,i_P_24AmadoraBD (4)
,i_P_24AmadoraBD (6)
,i_P_24AmadoraBD (9)

Piso -1 . Intervenção parque de estacionamento

,i_P_24AmadoraBD (22)
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
,i_P_24AmadoraBD (17)
,i_P_24AmadoraBD (20)

Obra construída | 2013

Arquitetura: Pedro Guedes + Leonor Macedo + Teresa Aguiar + JP Pereira
Projeto de instalações elétricas: Rúben Sobral
Projeto de estabilidade: Vera Silva
Design e sinalética: GBNT
Créditos fotográficos: Eva Sousa e Vírgula i

CLIENTE

CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA
2013 . Fórum Luís de Camões, Brandoa

PUBLICAÇÕES

JA . Jornal Arquitectos nº251 – Portugal, Set-Dez 2014