Festival Internacional de Banda Desenhada . Cenários
Espaços expositivos | Reutilização de materiais existentes



O projeto para o AMADORA BD 2013 desenvolve-se em torno do tema “Cenários” proposto para o Festival, conjugando-o com a necessidade de reutilização de materiais de edições anteriores do Festival.
Neste contexto, o projeto recorre a estratégias de construção de cenários, permitindo ao visitante a perceção do lado representativo do cenário bem como, em diferentes momentos do percurso, a perceção do lado estrutural deste, normalmente reservado aos bastidores. Deste modo põe-se em evidência o caráter dual de frente e trás, interior e exterior, acabado e inacabado.
O Festival decorre em dois espaços distintos do Fórum Luís de Camões – o pavilhão polidesportivo e um dos pisos do parque de estacionamento – sendo utilizados elementos existentes em cada um dos espaços como parte integrante da intervenção, proporcionando momentos singulares que sugerem que a criação do “lugar” pode ser a base para o cenário de uma história.
Ao longo do percurso o visitante é levado a percorrer espaços que ora se apresentam como “frente de cenário” ora exibem os elementos estruturais que dão forma a esses cenários.
As bancadas do polidesportivo são utilizadas como elemento gerador para dar forma ao auditório, por sua vez o espaço do auditório articula com a intervenção geral que ocupa o centro do pavilhão, promovendo desta forma, uma circulação perimetral em torno do volume construído.


Piso -1 . Intervenção parque de estacionamento







Obra construída | 2013
Arquitetura: Pedro Guedes + Leonor Macedo + Teresa Aguiar + JP Pereira
Projeto de instalações elétricas: Rúben Sobral
Projeto de estabilidade: Vera Silva
Design e sinalética: GBNT
Créditos fotográficos: Eva Sousa e Vírgula i
CLIENTE
CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA
2013 . Fórum Luís de Camões, Brandoa
PUBLICAÇÕES
JA . Jornal Arquitectos nº251 – Portugal, Set-Dez 2014