APARTAMENTO ANTAS | Renovação

O apartamento original, de construção claramente marcada pelas regras do mercado de promoção imobiliária, revelava-se pouco adaptado aos ideais de casa e de conforto da família. A excessiva compartimentação, os materiais e soluções construtivas correntes, e a completa ausência de identidade visual, denunciava uma casa igual a tantas outras.

O desenho introduzido na renovação, não procurou novas soluções, ao invés, surgiu como um adesivo que junta ou separa, pegando no que existia, quebrando, associando, reciclando necessidades, assumindo e oferecendo diferentes perspetivas, mas onde o uso do espaço pela família ditou sempre o ponto de partida e de chegada. A sua vivência de quatro anos naquele espaço foi determinante, revelando-se a mais valia de todo o processo.

As propostas do projeto revelam-se inicialmente estranhas aos olhos dos utilizadores: o intento de reduzir as peças de mobiliário, anulando-as nas paredes existentes, a introdução de significativos planos de espelho, duplicando superfícies, o prolongamento de materiais que anulam desalinhamentos, os jogos de contraste entre materiais e superfícies, o desenho de tetos, de paredes, dos seus ritmos, características e particularidades. Foi nesta solução detalhadamente desenhada que se efetivou a vontade de particularizar a habitação, vestindo-a com uma nova roupagem, introduzindo-se assim uma nova identidade na habitação da família.

Obra construída . 2011
Arquitetura: JP Pereira
Créditos fotográficos: Miguel Ângelo Pereira

PUBLICAÇÕES

Revista Attitude N.º 42 – Portugal – Nov/Dez 2011