ARIADNE, Building with the Tides

Ariadne é um projeto internacional, organizado e promovido pela MEZZANINE associação, em colaboração com Peter Stamer, Silke Bake, Vírgula i (coletivo de arquitectos) e BAAU (Bernardo Amaral Arquitectura + Urbanismo). O projeto irá decorrer publicamente em Julho 2016, onde mais de 30 artistas, performers, coreógrafos, estudantes de artes visuais e arquitetos, nacionais, e internacionais, irão criar na Praia Internacional do Porto, o ponto de encontro, para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que envolverá a participação do público em geral. Esta comunidade temporária irá facultar entre si a produção de conhecimento e práticas artísticas num contexto intercultural. Durante 4 semanas, este grupo planeará e construirá, um labirinto à escala humana, a partir de euro-paletes. Durante o período de construção, práticas de movimento, apresentação de performances / improvisação e aulas, irão decorrer em paralelo com um número de eventos de participação livre, seminários e fóruns, dirigidos a todo o público interessado.

 

> 10 a 15 de Março 2015  | Residência Artística no Atelier Ceuta83 e Praia Internacional do Porto

Residência com Ana Rocha, Bernardo Amaral (BAAU), Jorge Gonçalves, Peter Stamer, Silke Bake e com o colectivo vírgula i: JP Pereira, Leonor Macedo, Pedro Guedes e Teresa Aguiar.

> 13 a 23 de Julho 2015 | Residência Artística na Praia Internacional do Porto

Residência de experimentação de modelos arquitectónicos e de práticas de colaboração para preparação do evento de 2016, que culmina num processo de criação contínuo de um mês inteiro.

> 20 a 21 de Julho 2015 | Workshop na Praia Internacional do Porto

Abertura do trabalho em processo à comunidade, convidando-a na participação de um workshop onde se irão abordar modos de interação e comunicação, entre artes performativas e arquitetura. Em conjunto, iremos construir modelos e imaginários em torno da ideia de labirinto. Uma edificação de cariz temporário, que se propõe como um núcleo de experimentação e discussão de politicas de associação entre o habitar, ocupar e partilhar condições de trabalho específicas à luz da situação socioeconómica atual. Este workshop irá decorrer na Praia Internacional do Porto, e Edifício Transparente e  é um convite dirigido a participantes interessados em experienciar dois dias de processo criativo, para a construção de estruturas efémeras, a partir de euro-paletes. O workshop é de entrada livre, com um limite de 20 participantes. A cada pessoa interessada, pede-se o envio de uma pequena nota biográfica e texto de motivação para o seguinte email: office@mezzanine.pt

> Julho 2016 | Apresentação pública do projecto ARIADNE

+ informação brevemente disponível

produção MEZZANINE

co-produção Câmara Municipal do Porto / Pelouro da Cultura;

apoio Goethe-Institut Porto

,i_web_P_Ariadne_1
OLYMPUS DIGITAL CAMERA